sábado, 19 de abril de 2014

O Coronel de Macambira - Bumba-meu-boi, em dois quadros - Joaquim Cardozo

Bom dia!

      Após longo tempo sem postar, resolvi aproveitar o feriado para postar trabalhos antigos (que já deviam estar aqui!!!).
      Há uns 2 ou 3 anos, trabalhei com 8ºs anos no colégio Pacaembu. Turminhas queridas e produtivas, inclusive estou com o 1º ano do Ensino Médio e tenho vários alunos que eram desta turma.
      O seguinte trabalho foi feito.: trabalhamos a interpretação textual de um fragmento de teatro. O texto era: O Coronel de Macambira - Bumba-meu-boi, em dois quadros - Joaquim Cardozo. Resumidamente, é a briga entre um grande proprietário de terra e um simples camponês. Ambos discutem onde será feita a demarcação, dividindo as propriedades, mas um quer invadir a terra do outro e então começa a briga. O texto é excelente para se trabalhar em sala, pois oportuniza leitura dramatizada e debate sobre quem tem razão. Questões mais profundas são levantadas, como: quem tem mais dinheiro pode mais, o uso da força para conseguir as coisas, justiça e injustiça, má distribuição agrária, etc.
      A penúltima questão do livro (quase não fiz e teria sido um pecado não fazer) foi a seguinte:
xxx
      Faça um desenho em que as duas propriedades, a de Zé Pequeno e a do coronel de Macambira, estejam representadas. Inclua os marcos que o engenheiro usou na sua tentativa desastrada de demarcar as terras. Para realizar o desenho, você precisará resolver um problema: como vai delimitar a fronteira entre as terras vizinhas?
xxx
      Selecionei 04 ilustrações que deixaram meus olhos brilhando!!!!
      Espero que apreciem!

Atividade retirada do livro "Português: A Arte da Palavra - Gabriela Rodella, Flávio Nigro e João Campos.

Os trabalhos são, respectivamente, de Fernanda, Gustavo de Medeiros, Luís Gabriel e Jovani.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR.







3 comentários:

  1. Olá, poderia me ajudar da última questão a 11?

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    Respostas
    1. Boa noite. A questão tem a intenção de retirar o aluno do "achismo" sem argumentos e levá-lo a fazer pontuações mais concretas relacionando a sua opinião a um fragmento do texto. Vou criar um exemplo para você.
      "O trecho em que Bastião explica que a linha divisória ocasionaria o divórcio, inclusive legal, de Zé Pequeno e sua esposa foi bastante engraçado, pois ele brinca com a questão da legalidade relativa à divisão das terras provocando um duplo sentido sobre a legalidade de um divórcio. "
      Veja bem, um 8•ano fará observaçoes bem mais superficiais, mas o importante é que ele consiga justificar trechos do texto que ele tenha gostado ou não, treinando, assim, a argumentação.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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