quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Jogo Silábico - Sala de apoio 6º ou 7º ano

     O governo envia uma série de jogos educativos. Muitos para a disciplina de Matemática e outros tantos para a disciplina de Língua Portuguesa. Não sei dizer ao certo se são para a Sala de Recursos, mas eu faço muito bom uso na Sala de Apoio.

     O que eu mais gosto é o Alfabeto Silábico. São pecinhas de madeira contendo sílabas e letras. Criei um joguinho, uma espécie de competição, para que os alunos se divirtam montando palavras.

     Jogo da seguinte forma: primeiramente, escolho um conteúdo ou alguma dificuldade constante na escrita. Também, pode-se trabalhar com os erros ortográficos cometidos por eles nas redações.

     Em seguida,  estabeleço regras. Normalmente, divido em grupos de 3 ou 4 alunos, mais do que isso acredito que seria muito, alguém ficaria só olhando. Cada grupo recebe um jogo silábico e ganha um tempo de mais ou menos 5 minutos para organizar suas peças.

     Alguns alunos perceberam que se separarem as vogais, conseguem ser mais rápidos. hehe Mas não influencio, eles mesmos encontram sua organização.

     Em minha frente, organizo 3 mesas que equivalem ao 1º, 2º e 3º lugar. Quem acaba de montar primeiro coloca a palavra montada sobre uma mesa (eles montam na tampa do jogo para vir pronta). Se colocarem na 1ª mesa ganham 3 pontos, na 2ª mesa 2 pontos, 3ª mesa 1 ponto, mas isso se acertarem, pois se errarem, perdem 1 (eu faço a marcação para não haver brigas).

     Começando o jogo: diante do fim do tempo de organização, falo uma palavra, se eu estiver trabalhando os dígrafos, por exemplo,  posso falar "sozinho" e eles devem montar o mais rápido possível a palavra que foi solicitada, sem auxílio. Não há tempo neste momento, quando tenho as 3 mesas cheias acabou a rodada.

     Muitas vezes não acertam, por isso faço um suspense, explico o que erraram e alerto que a mesma palavra poderá cair novamente, normalmente falo duas vezes a mesma para ver se prestaram atenção na explicação.

     Bem, esse é o jogo que eu criei. Ou melhor, a forma que criei para jogar com tal instrumento que muitas vezes fica encostado na escola. Você pode variar muito! Criar próprias regras e adequar à quantia de alunos que tiver no momento.

     Não aconselho para sala de aula regular, pois há muitos alunos que podem perder as peças ou misturá-las nas caixas e isso estragaria o material, mas em um dia de chuva pode ser perfeitamente usado.

     Normalmente eles adoram!!!!

     Agora, não esqueça de deixar as regras BEM CLARAS, pois em toda competição há briga kkkkkk Se as regras forem claras, não há discussão ou injustiça.

Meninos montando a palavra.

A representante de um grupo aguardando os outros com a palavra pronta. Já sentou na primeira mesa. 

É muito divertido ouvir as discussões sobre como escrever a palavra. Muitas vezes, um convence os outros, e certas vezes convencem a escrever errado kkkkk

Ficar de pé ajuda a ser mais rápido.

Fotos dos queridos alunos do Marilis em 2015.
Espero que tenham gostado da brincadeira. 
:)



Um comentário:

QUER DEIXAR UM COMENTÁRIO SOBRE ESSA POSTAGEM?
CLIQUE AQUI!
VOU ADORAR! MUITO OBRIGADA!

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

 Atividade Avaliativa: Anúncio publicitário. Link para baixar:  anúncio publicitário

Explore as páginas